Tuberculose pulmonar

image

A tuberculose é uma doença causa pelo complexo Mycobacterium tuberculosis. É transmissível por contato direto, por meio da tosse ou espirro de pacientes infectados. Sua forma mais comum afeta os pulmões, porém também existem as formas extrapulmonares da doença, que atingem a pleura (membrana de revestimento dos pulmões), gânglios periféricos, meninges, intestino, rins, óssos ou outras regiões.
Os principais sintomas da forma pulmonar incluem a tosse persistente, de caráter produtiva com expectoração amarelada e espessa, às vezes escarro com sangue, febre vespertina, dores no peito, perda de peso e falta de ar.

DIAGNÓSTICO
Para realizar o diagnóstico, são feitos testes que visam a identificação da bactéria, selecionados de acordo com a complexidade do caso:
- Análises de culturas micobacterianas do escarro
- Broncoscopia com LBA (lavado bronco alveolar)
- Prova tuberculínica (utilizada como exame complementar em pessoas que tiveram contato com um paciente com tuberculose ativa)
- Rx tórax
- Tomografia computadorizada de tórax em alguns casos selecionados

TRATAMENTO
Apesar de ser uma doença grave, a tuberculose é curável em praticamente 100% dos casos, desde que o tratamento seja executado de maneira correta. Utiliza-se uma associação de antibióticos como medicamentos de primeira escolha, usados por pelo menos 6 meses. Porém, dependendo da resposta de cada paciente, o tratamento pode ser mais complexo e prolongado.

PREVENÇÃO

CONTROLE DOS CONTATOS: todos os contatos dos doentes de tuberculose devem comparecer a uma unidade de saúde para serem examinados pelo médico.

VACINAÇÃO BCG: o uso da vacina BCG é consenso na grande maioria dos países, com diferenças em relação à orientação acerca da faixa etária e número de doses. No Brasil, a BCG é prioritária em crianças de 0 a 4 anos, e obrigatória em crianças menores de 1 ano. Essa vacina exerce grande poder protetor contra as manifestações graves da infecção primaria da tuberculose, como as disseminações hematogênicas (pelo sangue) e as meningoencefalites.

QUIMIOPROFILAXIA: é uma medida terapêutica que consiste no uso de medicamentos para a prevenção da infecção pela micobactéria (quimioprofilaxia primária), ou para evitar o desenvolvimento da doença em pacientes que possuem a forma assintomática da tuberculose (quimioprofilaxia secundária).

Compartilhe:
Top
Atendimento ao Paciente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat